Gaúchas.png

"Gaúchas" é um projeto pensado de forma a valorizar o feminino no Rio Grande do Sul. Assim como uma boa história, é um projeto composto de vários capítulos, que aos poucos vou compartilhando com vocês. 

 

Esse projeto surgiu no meu coração há muito tempo. Isso porque o feminino, em suas mais diversas manifestações, sempre me fascinou. E não podia ser diferente: cresci em uma família cheia de tias e primas; além disso, na nossa família, a minha avó, dona Hélia, sempre foi a figura central, nossa força motriz e a nossa referência.

Aqui com minha avó, minha mãe, minhas tias e prima (arquivo pessoal)

Já musicalmente falando, em virtude do meu pai, Nelcy Vargas, ser produtor musical, tive contato desde cedo com inúmeros trabalhos de cantoras gaúchas. E quando eu tinha a oportunidade de assisti-las ao vivo nos palcos dos festivais, era sempre um momento único. Eu ficava encantada com a voz e a identidade que cada uma trazia para a música.

​​

WhatsApp%20Image%202021-06-08%20at%2011.

Com as cantoras Juliana Spanevello e Loma (arquivo pessoal)

​​

Alguns anos depois, tive a oportunidade de trilhar um baita caminho como integrante do grupo "Mulheres Pampeanas", dividindo o palco com aquelas mesmas cantoras, pasmem, que eu cresci escutando!

DSCF0329.JPG

Aqui com as Mulheres Pampeanas, da esquerda para a direita: Analise Severo, Juliana Spanevello e Mariane Acordi

(arquivo pessoal)

Inegável também a influência da literatura, sendo "A Casa das Sete Mulheres", da gaúcha Letícia Wierzchowski, um marco na minha vida. E não só isso: todos os dias exercito um olhar atento para cada mulher que cruza o meu caminho. São tantas as histórias de vida, força, superação, fé, sensibilidade e amor com as quais tenho contato, histórias e vidas de mulheres que me atravessam, me modificam e me impulsionam, que o "Gaúchas" foi surgindo e ganhando contornos.

Por todo esse aporte, é um projeto ambicioso, mas que está sendo construído aos poucos, com os pés no chão, firmes em cada passo dado. E, é claro, só se torna possível graças ao apoio de todos!